A sustentabilidade é a capacidade conservação e é essencial quando pensamos no legado que deixaremos para que as gerações futuras, para que ela aconteça precisamos estar em harmonia com o meio ambiente lembrando que a matriz energética é um dos pontos mais importantes a serem observados.
A matriz energética mundial é principalmente formada pela queima de combustíveis fósseis como carvão mineral, gás natural e derivados de petróleo que são fontes não renováveis, porém no Brasil temos uma matriz formada principalmente por hidrelétricas que são consideradas renováveis mas mesmo assim também causam um grande impacto principalmente na sua implantação como o alagamento de regiões inteiras, que são muitas vezes povoados por indígenas, quilombolas e comunidades ribeirinhas amazônicas que dependem daquela terra para sua sobrevivência.
Outra alternativa de geração de energia sustentável é a energia eólica que por sua vez, também tem seus problemas, como intermitência dos ventos, poluição sonora e visual, além de acidentes com pássaros. Essas energias, apesar de serem relativamente limpas, ainda possuem sérios problemas para sua implementação, como necessitarem de locais bastante específicos para que elas deem certo.
Esses problemas não fazem parte da energia solar, que praticamente pode ser implantada em todo o Brasil, já que os raios solares são abundantes em toda nosso território. Além de que os painéis solares podem ser colocados nos tetos das casas, não provocando perda de espaço e nem poluição sonora ou visual.
Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que a energia mais sustentável e que possui a maior e abundante fonte de energia é a solar. Portanto, ela é a energia que recebe alguns dos principais investimentos tanto em tecnologia como o desenvolvimento de painéis solares translúcidos que são utilizados nas janelas de prédios inteiros a grandes usinas que tem capacidade de alimentar cidades inteiras somente com a geração solar.
Por isso o investimento em energia solar no seu imóvel comercial ou residencial representa preocupação com o futuro do planeta através de um dos pontos mais importantes que é a geração de energia, além de valorizar o seu imóvel e economizar até 95% nos custos das contas de energia.