Como funciona uma instalação de energia solar

Gerar a sua própria energia através de um sistema  fotovoltaico na sua casa, empresa ou empreendimento é uma forma de economizar e preservar o meio ambiente. A capacidade de geração dessa modalidade já é a segunda maior forma de geração de energia no Brasil com uma potência instalada de 205 gigawatts.

Mas o que é o sistema fotovoltaico? 

Um sistema fotovoltaico é um conjunto de equipamentos capazes de transformar a luz solar em energia elétrica. Esse conjunto é composto de componentes específicos, e cada desses tem funções específicas no sistema:

  • Placas solares fotovoltaicas – Conhecidos também como módulos ou painéis solares, estes são responsáveis pela absorção e transformação da radiação solar (Raios UV) e transformá-los em energia solar. A quantidade e potência das placas é definida de acordo com a necessidade do projeto.
  • Inversor solar – A corrente gerada pelas placas solares é no formato corrente contínua e para o que seja utilizada na sua instalação ela precisa ser convertida para corrente alternada, o inversor que faz essa transformação
  • Instalação elétrica – Essa parte é composta por todo os cabos de ligação entre as placas e o inversor e também até os disjuntores que protegem o sistema e permitem o controle sobre o uso da energia gerada pelo seu sistema de geração solar, esses equipamentos possuem proteção especial contra o calor e a tensão do sistema.
  • Estrutura de suporte – São os equipamentos responsáveis por sustentar as placas solares garantindo que elas permaneçam na inclinação indicada para a melhor captura da radiação solar.

Para sistemas híbridos ou off-grid (desconectados da rede de distribuição de energia) podem ser necessários outros equipamentos como controladores de carga e baterias. 

INVERSORE E DISJUNTORES

Como o sistema gera economia na conta de energia?

Com a instalação do sistema de geração própria, o seu consumo durante os períodos onde há geração é sustentado pela sua usina solar e a energia que sobra é enviada a rede da distribuidora gerando créditos que são utilizados quando seu consumo ultrapassa a quantidade que você está gerando no momento ou durante a noite onde não há geração de energia tendo como consequência uma grande economia em relação ao valor pago na conta da concessionária.

Para garantir que esse sistema funcione adequadamente é importante que a sua instalação seja feita por uma empresa que conheça todos os pré-requisitos para evitar surpresas no momento da homologação que podem impactar na sua economia mensal ou até mesmo reduzir a vida útil do seu equipamento. 

A Sol Azul Energia tem ampla experiência na instalação de sistemas fotovoltaicos, incluindo algumas das principais usinas da região centro-oeste, nosso time de especialistas desenvolve desde os primeiros passos do projeto a ao financiamento e após a instalação a homologação da sua usina junto a concessionária, seja o seu projeto de pequeno, médio ou grande porte.

Fontes – G1, Portal Solar, ANEEL

Clique para baixar a nossa Newsletter