Um projeto que visa estimular o aproveitamento da energia solar nas pequenas propriedades rurais foi lançado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG). Na última sexta-feira (29/12), a empresa divulgou um edital para formar um cadastro público de empresas e profissionais capacitados para instalar e emitir parecer técnico sobre sistemas de microgeração e minigeração de energia solar fotovoltaica.
A intenção é usar essa fonte energética como uma opção para aumentar a disponibilidade de energia no meio rural. O projeto também busca diminuir os gastos de produção e os danos causados no campo quando ocorre interrupção de energia elétrica fornecida pelas concessionárias. “O uso de energia fotovoltaica já é comum nos grandes negócios, em fazendas de grande porte, gerando energia em alta escala. Mas o pequeno produtor também pode se beneficiar dessa tecnologia para produzir sua própria energia com uma microusina na propriedade”, declara o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia.
Ele esclarece que o papel da Emater-MG será fornecer o cadastro de profissionais aos produtores que quiserem adotar o sistema fotovoltaico. “O produtor é quem vai contratar essas microusinas. Mas a Emater vai verificar a competência técnica das empresas e dos profissionais para atender a demanda no campo. Vamos ter um catálogo para oferecer aos interessados. O produtor terá a certeza de que a empresa cadastrada pela Emater atende a todos os requisitos necessários para o serviço a ser contratado”, afirma.
Fonte: Portal da cidade de Ipatinga